Pesquisar este blog

Carregando...

12 de março de 2010

Enchentes em União da Vitória e Porto União

Olá internautas!
Quem mora em União da Vitória(PR) ,Porto União(SC) e região, lembra das grandes enchentes do rio Iguaçú. Estou falando das cheias de 1983 e 1992.
Em 1983, eu ainda era menino e morava no interior de Porto Vitória(PR) - município distante a 25 km aproximadamente de União da Vitória. Mas, lembro muito bem da enchente de 1983(naquele momento estava com 11 anos),dos deslizamentos, estradas interrompidas, enfim da situação de calamidade provocada pelo elevado índice pluviométrico que caiu sobre a nossa região.
Na cheias de 1992, eu já morava em União da Vitória, dividia a casa com amigos, irmãos - a dita república - trabalhava duro como operário durante o dia e à noite cursava Geografia na FAFi. Fui um dos moradores dessa cidade que vivenciou o fenômeno das cheias e o transtorno de fazer a mudança de casa.
Vale a pena recordar esses fatos,para manter a nossa memória e refletir sobre a ocupação do espaço urbano das cidades gêmeas - União da Vitória e Porto União - observar como o poder público age em relação a lei de uso e ocupação do espaço urbano nas áreas de risco.
Hoje, passados 27 anos da grande enchente, uma pergunta de reflexão: "Atualmente existem políticas municipais, estaduais e federais para o planejamento urbano e uma reurbanização das cidades gêmeas, especificamente para as pessoas que vivem em áreas de risco( abaixo da cota 746, encostas, áreas de preservação)?
Abraço!
Celestino

2 comentários:

  1. ai ficou legal,seu texto ficou muito complexo,vc correu atras de seus objetivos , parabens
    ass:marcos
    giuseppe bugatti













    ai ficou legal,seu texto ficou muito competitivo,parabens
    por ser uma pessoa interessada
    que busca o q quer
    marcos
    giuseppe bugatti


























    ai ficou blz vc correu atras de seus objetivos parabens
    ass:marcos
    giuseppe bugatti

    ResponderExcluir
  2. adorei .isso vai fazer com q as pessoas se toquem com os problemas q nossa cidade esta sofrendo
    e coloquem a mão na consiencia para ajudar.angelica e leticia

    ResponderExcluir

Leia e comente a favor ou contra o artigo publicado. Se contrariar no seu comentário, não use palavras de ofensa. Respeite as pessoas.
Obrigado e viva a democracia!
Celestino

Obrigado pela visita!

Participe e faça o seu comentário!